CHAMADA PARA O LIVRO EXPERIMENTAL “EDUCAÇÃO EM MUSEUS”

A Educação em Museus tem inúmeras possibilidades pensadas na diferença e no acolhimento como uma forma de estimular o olhar atento à construção de questionamentos em experiências de leitura do mundo.

Em contaminação provocativa dessa paisagem de experimentações que contribuíram com a construção de perspectivas para espaços museais, convidamos colaboradores para compor capítulos de um livro pensado a partir da experiência do curso Educação em Museus do amplia - amálgama em educação, ciência e arte. Uma obra que será composta por vozes múltiplas, costuradas entre ideias com a instituição museal no contemporâneo, a função educativa dos museus, a mediação e a formação da equipe educativa, as ações educativas e artefatos museais e as relações público museus, e o que mais emergir desse movimento.

Sessões:

Práticas museológicas: criação de vínculos em um momento único

Os museus desempenham um papel importante na formação tanto dos visitantes quanto da equipe envolvida e na disseminação de conhecimentos. Esses espaços, ao incorporarem valores relacionados à sociedade e à cidadania, operam em zonas de intersecção entre a atuação de educadores e outros agentes museais. Ao conectarem exposições e artefatos em contato com o outro criam vínculos, em um momento único, através das práticas museológicas.

Eixos dialógicos na relação museu-público

Em um momento marcado pela pluralidade, desejamos explicitar quais são as provocações de um contexto sensível na relação museu e público. Os eixos dialógicos e temporais da função educativa do museu que articulam memória e pertencimento e buscam integrar pessoas em torno de artefatos museais.

Potencialidades narrativas da ação mediadora

Encontros com a nova museologia, os desafios de engajamento do público e espaços cibernéticos que os museus têm adentrado. Humano. Ambiente. Tempo. Espaço. A mediação como oferta de provocações e de condução na formação de entendimentos e fazeres múltiplos. Quais as potencialidades e narrativas da comunicação na interface arte-ciência-cultura são oferecidas pela ação mediadora?

Desejamos que aceitem com alegria esse convite. Aguardamos com muito entusiasmo seus escritos!

PARA SUBMISSÃO 

O texto deve ser original e não pode ter sido submetido anteriormente. 

Não existe limitação no número de autores ou de coletivos.

Podem ser submetidos artigos decorrentes de pesquisas científicas, artigos de revisão, relatos de caso, ensaios, cartografias, poemas, textos literários e demais produções artísticas (como desenhos, ilustrações, fotografias, colagens digitais, história em quadrinhos).

Os arquivos devem ser enviados em docx ou doc.

Texto com fonte arial 12, espaçamento entre linhas 1,5, margens de 2,5 cm.

Número máximo de páginas: 8.

As citações devem ser explicitadas com números sobrescritos (ex.: 1, 2, 3… seguindo a ordem de aparição no texto) por notas de rodapé de acordo com as normas da ABNT para referências. Não sendo necessário uma sessão apenas para referências.

Os textos deverão ser enviados para o e-mail: amplianinho@gmail.com 

O prazo para submissão é 15/11/2023.